Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo

Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo

Passamos horas e horas agarrados ao telemóvel, e durante a maior parte do tempo estamos a usar os mídias sociais: para comunicar com os nossos amigos, que estão perto de nós ou longe e despalhados pelo mundo, para compartilhar com os nossos seguidores os momentos da nossa vida ou do nosso dia através de uma foto ou de um vídeo, para ouvir música, reproduzir vídeos e visualizar conteúdos de todos os tipos, produzidos por outros usuários das várias redes sociais. Na verdade, as redes sociais neste momento são mais do que apenas uma rede de contato.

Se pensarmos nas redes sociais, o primeira plataforma que nos vem à mente é o Facebook, o ícone das redes sociais. Todavia, vale esclarecer que o conceito de social network é mais grande  do que isso e sobretudo mais antigo do que você imagina.

De facto, desde os alvores, as redes sociais involvem as relações entre pessoas que têm alguns interesses comuns (sejam eles artisticos, politicos, religiosos) e que portanto se identificam de qualquer forma uns com os outros, ou simplesemente pessoas que têm laços familiares ou afetivos. Por conseguinte, podemos dizer que as redes sociais começaram bem antes de internet, não é?

De qualquer forma, actualmente, um mídia social pode tornar-se numa ferramenta muito poderosa, também em âmbito profissional, se utilizada correctamente. Hoje em dia, entre os aplicativos de redes sociais mais populares há o Facebook e o Instagram, ambos possuídos por Mark Zuckerberg.

Essas duas redes atraem cada vez mais usuários devido aos vários recursos e às atualizações contínuas que tornam essas redes mais e mais cativantes. Trata-se de duas redes de relacionamento que têm como objetivo principal aproximar as pessoas e criar laços entre elas.

Todavia, ao mesmo tempo são também redes de entretenimento, já que elas são usadas também para divulgar conteúdos de qualquer tipo.

O Instagram, tanto como o Facebook são usados por celebridades, influencer, empresas, organizações e comunidades para aumentar a sua visibilidade, graças aos vários recursos e sobretudo à possibilidade que oferecem de entrar em contato com os seus seguidores, fãs, compradores e por aí vai: das histórias ao direct message ou messenger, dos estados no facebook aos vídeos do IGTV.

Ambos são ricos em ferramentas e em particular, desde que Zuckerberg adquiriu os dereitos do Instagram, este último tem muitas caraterísticas em comum com o Facebook, tanto que quando você publica uma foto no Instagram, no momento da criação da postagem, você tem a possibilidade de escolher se postar a foto também no Facebook ao mesmo tempo, e vice-versa, de modo que ambos os perfis sejam constantemente actualizados.

O mesmo acontece para os Stories e também para as lives.

Efetivamente, essas transmissões ao vivo  tornaram muito populares no útlimo período, precisamente devido à possibilidade que oferecem de entrar em contato direto e de maneira imediata com os seus seguidores, interagir com eles, melhorar a sua rede de contactos e tornar mais interessante a própria página.

Portanto, se aproveitado correctamente, essa ferramenta pode levar muitas vantagens aos criádores de conteúdos tanto como às empresas.

Mas, se quisermos fazer uma live no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo? É possível, e também muito simples de fazer. Neste artico vamos explicar passo a passo o que você tem que fazer para trasmitir um vídeo ao vivo e simultaneamente em mais de uma rede social.

Se você quieser aprender como fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo, então você está no lugar certo! Pronto? Então, vamos lá! 

O que uma live?

como fazer live no facebook e instagram ao mesmo tempo

Antes de explicar como fazer uma live no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo, provavelmente convém esclarecer o que é uma live e quais são as características dessa ferramenta. O Facebook Live e o Live no Instagram (ou Direto) são recursos de streaming dentro das respetivas plataformas, que permitem transmitir um vídeo ao vivo para o seu público.

O que torna esta ferramenta especial é a possibilidade de interagir de modo imefiato com as pessoas que seguem a sua live, porque elas podem responder com comentários ou reações. Além disso, uma vez que a live é finalizada, o vídeo pode ficar disponível na sua página para os seguidores que perderam o evento ao vivo poderem visualizá-lo.

Como se faz uma live? É possivel fazer um Facebook Live através do aplicativo que você já instalou no seu telemóvel ou, se quiser, também através do seu computador, navigando pela web.

Isso não é possivel para a live do Instagram: você pode fazer um vídeo em direto só através do aplicativo para telemóvel. Mas, no caso de você quiser fazer live em ambas as redes sociais, ou em general em mais de uma rede? Isso é bem possível. Aqui apresentamos um passo a passo muito simples e que vai te ajudar muito.

Passo a passo para fazer live Facebook e Instagram ao mesmo tempo

como fazer live no facebook e instagram ao mesmo tempo

Infelizmente não há possibilidade de fazer uma live nas duas mídias sociais ao mesmo tempo e de maneira direta. Ou seja, nem o Facebook nem o Instagram têm uma ferramenta interna que permite trasmitir os seus conteúdos live simultaneamente.

Portanto, você precisa de outras ferramentas externas que lhe permitem alcançar o seu objetivo e criadas especialmente para facilitar a vida de criadores de conteúdo e empreendedores. Mas vamos ver jusntos quais são essos recursos.

Antes de tudo, esclarecemos que para fazer as lives simultâneas, você vai precisar fazer isso a partir de um computador. Além disso você vai precisar de uma plataforma de trasmissão e de uma plataforma que faça aparecer a sua live nas dua redes sociais.

Em particular, como plataforma de trasmissão você pode usar o Zoom Webinar (mas na versão paga) ou o OBS Studio, que é gratuito e também muito prático, completo e perfeito  para fazer lives.

De fato, aqui vamos explicar como utilizar essa plataforma para trasmitir os seus conteúdos ao vivo. Mas, como já dissemos,  OBS Studio sozinho não é sucifiente no nosso caso.  Com efeito, você tem que baixar no seu computador também o sistema online chamado Ciclano.io. Agora vamos ver nos detalhes os passos a seguir.

Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo: Instalar OBS Studio e configurar as cenas

O primeiro passo é intalar o OBS Studio, um software gratuito que funciona como se fosse um powerpoint ou keynote onde você define os “Slides” (ou seja, as “Cenas”) e o que vai aparecer dentro deles (“fontes”).

Após fazer o download, abra o OBS e na parte inferior direita da tela, clique no simbolo “+” e depois, selecione “Dispositivo de captura de vídeo”. Em seguida, você tem a possibilidade de escolher um nome para a sua fonte e nos aconselhamos usar o nome “webcam” para tornar mais facil a identificação.

Agora, no ponto 1 em “Dispositivo” você tem que selecionar a webcam desejada (caso você tenha mais de uma) e no ponto 2, em “Predefinição” você pode definir a resolução da câmera, e então da gravação.

A resolução ideal seria 1280×720, ou seja o HD, mas se quiser aumentar essa resolução você pode (sobretudo se você está a trasmitir algum jogo por exemplo). Contudo, não recomendamos que utilize uma resolução mais baixa dessa. Uma vez que você escolheu a resolução é suficiente clicar em “ok” para guardar essas definições.

Além disso, você tem a possibilidade de posicionar melhor ou como quiser a sua imagem clicando e arrastando a sua câmara para qualquer canto, e também você pode aumentar ou diminuir o tamanho dela clicando nos pontos dos cantos.

Mas não para por aí, porque é possivel adicionar efeitos, fundos, músicas, títutlos, imagens e muitos outros elementos, que permitem personaliza a live, clicando no símbolo “+” na caixa “fontes”, no mesmo lugar onde configurou a sua webcam para fazer a transmissão.

Mas a trasmissão simultânea não pode começar ainda. De fato, o OBS Studio permite a trasmissão para apenas uma rede social por vez. Portanto você tem que utilizar uma outra ferramenta se quiser fazer live no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo. No nosso caso, utilizamo o Ciclano.

Configurar a live simultânea

como fazer live no facebook e instagram ao mesmo tempo

O Ciclano é uma plataforma online e para usá-la você precisa criar uma conta. Vale informar que o equipe do Ciclano preparou um pequeno tutorial onde explica passo a passo como usar todas as funcionalidades da plataforma e como conectar as suas contas das redes sociais que vai utilizar, um ponto importante para fazer live em paralelo.

Em breve, o que você tem que fazer é clicar em “canais” e ali você pode incluir as contas do Facebook e Instagram para programar a live simultânea. Então, para fazer isso é suficiente tocar na opção “adicionar conta” na caixa de cada rede social, inserir os dados das contas e em seguida selecioná-las.

Ao terminar, toque em “Título e descrição” e assim você pode dar um título para a sua live e também escrever uma descrição para facilitar a identificação do tipo de conteúdo, ou tornar a live pública ou privada (na eventualidade de você querer fazer testes).

Para terminar a configuração clique em “salvar”. Pronto! A configuração terminou e agora é só transmitir pelo OBS.

Como fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo: transmitir a live simultaneamente

como fazer live no facebook e instagram ao mesmo tempo

Faltam ainda poucos passos para como fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo. Primeiro, você tem que voltar para a página inicial do Ciclano e clicar no botão “Habilitar Trasmissão”. Desse modo, o Ciclano vai trasmitir nas duas redes sociais selecionadas.

Todavia, ainda sem mostrar nada: o que vai aparecer é apenas uma tela preta. Mas, fique tranquilo. Após alguns segundos, naquela tela vão aparecer alguns códigos  que você tem que copiar e colar no OBS Studio. Desta forma, ao ligar a transmissão no OBS, ele vai se conectar ao Ciclano e a live vai ser retrasmitida nas redes sociaiais que você selecionou.

Então, retorne ao OBS Studio e abra o menu Configurações e depois clique em Strem. Agora, selecione “Stream Personalizado” e marque a caixa “Utilizar autenticação”. Assim, o Ciclano vai te mostrar quatro códigos que você vai colar no OBS de maenira sequncial.

Por fim, clique no botão “iniciar transmissão” e pronto! A su live simultânea começou. Quando tiver terminado a live, o que você tem que fazer é so clicar no OBS Studio para “Parar Transmissão” e também no botão vermelho que você encontra no Ciclano.

E se você quiser guardar essa live? É possível! A live do Facebook vai ficar na rede social come se fosse um vídeo gravado, mas você pode escolher de não guardar o vídeo no seu Feed (nesse caso, você tem que clicar no botão “Elimina vídeo e volta para o news Feed” e depois, clique em “Confirmar” para terminar o processo), enquanto que para o Instagram há uma opção que permite reproduzir o vídeo por 24 horas.

Essa opção geralmente já está habilitada, mas você pode decidir de excluir os vídeos, de fato há uma opção também para isso: o que você tem que fazer é mover a avalanca situada cerca da opção “Compartilhar o teu vídeo por 24 horas” de ON para OFF.

Um botão com a palavra “eliminar” vai aparecer e você tem que clicar nele para eliminar definitivamente a live do Instagram. Muitos usuários, em geral, optam para guardar o vídeo da trasmissão na própria página, porque desse modo os próprios seguidores podem ver a live em qualquer momento, no caso de não ter podido ao momento do direto.

Agora você já sabes as noções básicas para como fazer live no Facebook e Instagram ao mesmo tempo. Naturalmente, as dicas que aqui apresentamos não são válidas apenas para essas duas redes sociais, mas também para o youtube e outras plataforma que permitem fazer trasmissão ao vivo. Agora é só ser criativo e divertir-se!

Summary
Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo
Article Name
Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo
Description
Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo: como fazer live no facebook e instagram ao mesmo tempo
Author
Publisher Name
Traffik Up
Publisher Logo