Como fazer um gif no Instagram

como-fazer-um-gif-no-instagram

Você está a passar o seu tempo no Instagram, vendo as Stories dos seus amigos e de outros usuários. Algumas vezes, você deve ter reparado que algumas histórias contêm stickers divertidos, como pequenos clipes ou imagens em movimento.

Trata-se dos GIFs, um recurso que existes há muito tempo e é muito utilizado no Instagram. Você também quer utilizar um gif e colocá-lo no seu stories? É só continuar a ler para saber mais sobre essa ferramenta muito útil, sobretudo se você é uma pessoa criativa.

Hoje em dia, o aplicativo Instagram faz parte da vida da grande parte da população mundial. Na verdade, com um número de usuários que atualmente corresponde a mais de um bilhão, desde o dia em que o Instagram foi criado, esta rede social tornou-se cada dia mais sucedido. Mas, qual é o segredo de tal êxito?

Provavelmente, o que permitiu que o Instagram se tornasse tão popular é o fato que ao longo dos anos este aplicativo não permaneceu estático e inalterado; pelo contrario, os criadores atualizaram o aplicativo constantemente e ainda hoje introduzem novedades e outras ferramentas criativas que atraem todos os usuários.

Como fazer um gif no Instagram

como-fazer-um-gif-no-instagram-1

No início, o Instagram foi criado apenas como plataforma de compatilhamento de foto e vídeos. Mas, as atualizações sucessivas conduziram o aplicativo para além do objetivo inicial.

De fato, agora você tem a possibilidade de compartilhar com os seus seguidores todos os momentos mais importantes da sua vida através dos Stories, ou criar vídeos divertidos como os Reels que podem ter uma breve duração, ou vídeos mais significativos (no caso dos IGTV) e que portanto têm uma duração maior.

Mas não é só isso. Cada ferramenta tem os seus elementos específicos que permitem amelhorar o conteúdo que os usuários criam, dando a possibilidade de expressar a propria criatividade ao máximo.

Isso acontece de modo particular para as histórias. A história, ou Stories, é um recurso do Instagram que tem como objetivo melhorar a interação entre os usuários, e através do qual você pode publicar fotos ou vídeos que ficam acessíveis por até 24 horas.

O lado engraçado dos Stories é que você tem a possibilidade de decorar e personalizar o conteúdo que você vai compartilhar. É possível acrescentar texto ou uma música, fazer desenhos, ou colocar varios adesívos, como horários, emoji, o dia da semana, a temperatura externa, e muito outro.

Em particular, entre os adesivos mais utilizados há os GIFs. Mas o que é um gif e como fazer um gif personalizado? Se você quiser saber como fazer um gif e como colocar  no Instagram, você está no lugar certo.

O que é um gif?

como-fazer-um-gif-aparecer-no-instagram-2

Os GIFs (Graphics Interchange Format) são imagens animadas que funcionam como vídeos de curtíssima duração, então um formato multimedial desenvolvido há mais de 30 anos, utilizado para para compactar múltiplas imagens e reduzir o tamanho de um arquivo.

Os GIFs, que tornaram-se tão sucedidos graças à fácil criação e à simplicidade de compartilhamento, foram popularizados por meio de sites como GIPHY e Gfycat (de fato, você tem que recorrer a esses sites para criar gifs) mas, ao longo do tempo, passaram também a ter integração com aplicativos como WhatsApp e Instagram.

Se você também quer adicionar um gif nos Stories você pode escolher um adesivo a partir do catálogo dos giphy do Instagram; a variedade de GIFs disponíveis nosse catálogo é grande, mas sempre falta aquele que é perfeito para você, talvez a sua cara ou um gif que casa perfeitamente com a identidade visual da sua marca.

Se você não encontra o gif do qual precisa ou se quiser algo que se refere ao seu negócio ou marca, você pode criar GIFs personalizados.

Nós avisamos que não é um trabalho muito simples, porque os passo à seguir não são poucos; mas, nós asseguramos que vale a pena, sobretudo porque utilizar GIFs personlizados pode trazer muitas vantagens para a sua estratégias de Marketing Digital: dessa maneira, por exemplo, você pode aumentar a visibilidade e o branding da sua marca, já que qualquer usuário vai poder utilizar os adesivos que você criou.

E além disso, você pode ficar tranquilo que vai ter os gifs que precisa sem perder muito tempo em buscá-los na galeria do Instagram.

Como criar um gif para colocar no Instagram

como-fazer-um-gif-e-colocar-no-instagram-3

O primeiro detalhe a lembrar é que no caso do GIFs que tem que ser colocados no Instagram, eles são diversos dos outros GIFs que você pode encontrar geralmente no Internet. Isso porque, o gif que vai ser colocado na Histórias é caraterizado pelo fundo transparente.

De fato, em geral, trata-se de imagens ou escritas simples e que não possuem um background tradicional e portanto funcionam como adesivos animados. Lembra-se disso na hora de elaborar as suas versões personalizadas dos GIFs, então quando você vai utilizar programas como Photoshop, Flash ou After Effects: porque caso contrário você não vai conseguir colocar as sua criações nos Stories.

Antes de criar GIFs que vão se tornar em adesivos animados, você tem que saber que para ver aparecer os seus conteúdos no Instagram é preciso aceder e criar uma conta num site, que tem a função de galeria ou catálogo no qual você faz o upload de todos os adesivos que você quer que aparecem no Instagram.

Isto é o caso do site GIPHY, que no 2018 criou uma parceria com o Instagram, alcançando grande sucesso. Mas falaremos sobre isso mais tarde. Agora vamos concentrar-nos sobre como fazer um gif para colocar no Instagram.

Para fazer isso, já dissemos que há diversos recursos, externos ao Instagram, que permitem gerar GIFs ou Stickers. Neste contexto, nós recorremos a um programa de edição muito conhecido, ou seja o Photoshop.

Todos o conhecem e muitos o utilizam para alcançar várias finalidades, não é? Se você não sabe como o utilizar, não se preocupe porque é muito simples e agora vamos explicar todos os passos que você tem que seguir para criar o seu gif para Instagram. É só continuar a ler.

Antes de tudo, é necessario que você tenha uma conta Adobe para aproveitar todas as funções do Photoshop. Além disso, para criar GIFs você precisa ter algumas imagens já prontas, ou seja as imagens que você deseja transformar em gif e que têm que ser carregadas no programa de edição escolhido.

Como fazer um gif e colocar no Instagram

Então abra o seu photoshop, clique em “Arquivo”, depois em “Scripts” e por fim em “Carregar arquivos na pilha”. Nessa secção você vai procurar todas as imagens que vão formar o seu Gif. Portanto, lembre-se de selecionar todas as imagens que colocou aqui, segurando ctrl ou command no seu teclado (de acordo com o tipo de ordenador que você utiliza) e depois clique no botão OK.

Em seguida, você tem que clicar em “janela” que você pode encontrar no menu superior, e depois, procure e selecione “linha do tempo”. Desta forma, uma linha do tempo vai aparecer na parte de baixo da tela.

Então, clique na setinha e ative a opção “Criar quadro de animação” e depois, clique dentro do quadrinho que aparece no meio da linha do tempo. Agora, é só clicar nas três linhas que ficam no canto direito e selecionar a opção “Criar quadros a partir de camadas”.

Desse modo, o Photoshop criará um quadro para cada imagem e, assim, você consegue definir a duração de cada uma dentro do GIF. Tem cuidado com a durção e a velocidade da suas peças, porque se trata de dois elementos que determinam o tamanho do arquivo e a facilidade que ele terá para carregar.

Então, para evitar erros, aconselhamos ficar de olho nessas caraterísticas já na elaboração, criando GIFs que não sejam muitos longos e com uma velocidade que não seja nem muito lenta nem muito rápida. Para salvar, basta clicar em “Arquivo” e procura para “exportar” e depois, toque em “salvar para web” e salvar. Pronto, criou o seu gif! É peciso lembrar que você deve ter cuidado em não plagiar conteúdos originais.

Agora, certamente você está a se perguntar como fazer um gif aparecer no Instagram. Na verdade, come dissemos antes, você tem que recorrer a um outra ferramenta para encontrar os conteúdos que você criou no Instagram. Não se preocupe, agora vamos esclarecer e explicar tudo.

Como fazer um GIF aparecer no Instagram

Já falamos do recurso que é necessario utilizar para carregar novos GIFs no Instagram, ou seja o GIPHY. Nos ultimos anos o Giphy modificou algumas regras e políticas da comunidade relativemente ao aceitar novos perfis de marcas na plataforma.

De fato, agora, os artistas que querem divulgar trabalhos estão separados das empresas que querem distribuir conteúdos relacionados ás marcas. Além disso, o primeiro passo que vicê tem que fazer para criar um Gif é aceder ao site do Giphy (htttps://giphy.com/join) e criar uma conta.

Em particular, no início você tem que criar uma conta comum e depois, fazer uma solitação para trasformar o seu canal. Então, escolha um username para sua conta e define uma senha bastante forte e segura. Pronto, a conta estã criada! Mas as configurações vão continuar.

Uma vez que você criou a conta, é preciso que você deixe seu canal em modo público, depois, escreva algo sobre você, uma pequena descrição de você o da sua empresa, na secção dedicada (“About”). Além disso, o Giphy precisa saber que você existe de verdade, portato é importante que você coloque todos os links das suas redes sociais na árrea “Social Links”.

Por último, coloque uma avatar legal na sua conta e pronto! So seu perfil está criado. Agora só tem de reivindicar uma conta de marca ou de artista. Para isso, é importante que você faça o upload de 5 a 10 (ou mais) GIFs ou stickers no seu canal, mas não GIFs aleátorios : eles sempre tem que ver com o que você é ou com a sua marca. Além disso, é importante que você coloque só GIFs ou stickers originais.

Mas, como posso reivindicar uma conta especial no GIPHY? Antes de tudo, abre o formulário para cpntas de marca ou artista e assinale se você estã a se candidader para uma conta de marca ou um canal de artista. Não se esquece de confirir se você está qualificaqo para submeter a sua socilitação.

Como fazer um gif aparecer no Instagram

Em seguida, você tem que inserir na área dedicada o seu indereço email, e a este respeito recomendamos que você utilize uma email fácil e que tenha o domínio da sua empresa.

Então, ecolhe um Username, coloque em Contact Name o seu nome inteiro ou o seu psudônimo caso seja um artista. Preenche todos os campos necessários e ao final clique em submit Application e espere por uma resposta que chegará no seu email.

Você tem que ser paciente nessa altura, porque a resposta ao seu pedido pode demorar muito. No caso em que o tempo de espera seja muito longe, você pode contatar o serviço de assistência.

Tem cuidado! Mesmo se você tem uma conta de artista ou de marca no Giphy, é provável que você ainda não consegue encontrar no mecanismo de pesquisa do próprio site e portanto também no Instagram o seu GIFs. Neste caso, você tem que solecitar a verifição do seu canal, através de um formulario e selcionando a opção Becoming Verified.

Uma vez que você criou a conta no Giphy, que verificou o seu canale e criou o stickers desejados, você está pronto para fazer o upload dos GIFs no GIPHY. Então, selecione o arquivo que deseja carregar e adicione tags para que ele seja encontrado mais rápido.

Recomendamos que você adicione o nome da sua marca para que as pessoas consigam encontrar seu conteúdo rapidamente. Além disso, para ter uma maior visibilidade dexa o seu GIF público. Por último, toque em “Upload to GIPHY”

Agora você aprendeu como fazer um Gif e só falta aprender como colocá-lo no Intsagram. É muito simples. Veja como!

Como colocar um GIF no Instagram

como-fazer-um-gif-para-colocar-no-instagram-4

Geralmente, os GIFs são colocados nas histórias, para que elas se tornam mais agradáveis, ou para expresar melhor a mensagem que o usuário quer compartilhar, ou para aumentar a visibilidade da propria marca ou empresa.

Mas como posso colocar um Gif nos Stories? É suficiente tirar uma foto ou gravar um vídeo, ou escolher um mídia da sua galeria, e depois, toque no símbolo que representa o adesivo colocado no canto superior (o tercerio da direita).

Então procure e escolha a opção GIF, digite o nome do GIF que quer encontrar na área dedicada, ou seja em “pesquisar no GIPHY”.

Por fim, ajuste à sua história como mais gosta. Aconselhamos de não utilizar muitos stickers numa mesma história: utilizar GIFs em exceso pode se revelar um disastre.

Já sabes tudo o que tem que saber sobre os GIFs. Desejamo-lhe se divertir!

Summary
Como fazer um gif no Instagram
Article Name
Como fazer um gif no Instagram
Description
Como fazer um gif no Instagram? Como fazer um gif para colocar no Instagram y como fazer um gif aparecer no Instagram y como fazer um gif e colocar no Instagram.
Author
Publisher Name
Traffik Up
Publisher Logo